Sai do barco! - Samuel Paulo Santos

Samuel Paulo Santos, 31 de Janeiro de 2016

Faça download do áudio (24.3 MB).

No capítulo 14 do evangelho de Mateus encontramos o seguinte episódio:

“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante, para a outra banda, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte, para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo! Sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo, por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas, para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.”

Caminhar sobre as águas é realizar o que Deus quer que tu faças, por mais incrível que isso possa parecer. Quando nós fazemos o que Deus nos chama para fazer a nossa vida vai ser transformada.

Algumas observações:

  1. Quando nos deixamos tomar pelo medo deixamos de perceber que Deus está perto de nós.
  2. Quem anda sobre as águas consegue discernir entre a fé e a loucura
  3. "Se és tu Senhor manda-me ter contigo". É importante que os passos que damos sejam respaldados por Cristo, quando ele nos chamar.

  4. Quem anda sobre as águas sabe que vai ter problemas
  5. Quem anda sobre as águas encara o fracasso como uma oportunidade para crescer
  6. Quem anda sobre as águas aprende a esperar no Senhor
  7. Jesus não parou a tempestade quando Pedro saiu do barco, mas só quando entraram no barco. Temos de aprender a confiar em Jesus e esperar nele.

  8. Quem anda sobre as águas tem um relação mais profunda com Deus
  9. Se saíres do barco e falhares, Jesus está lá para te segurar, e de vez em quando tu vais andar sobre as águas!